sábado, 23 de junho de 2018

14 alimentos que combatem o cansaço

Falta de disposição também é resultado de alimentação inadequada; nutrientes do complexo B e magnésio ajudam a melhorar o ânimo, explica especialista

Quem não se queixou ou não ouviu alguém próximo reclamar de cansaço? Pois é, a questão é unanimidade. Tanto que uma  pesquisa apontou que 98% dos brasileiros se sentem cansados , sendo que 61% dessa população se sente muito cansada.
Culpa, em grande parte, do sedentarismo, mas ele não é o único vilão. A má alimentação também colabora nessa sensação de cansaço extremo. Quem come mal é muito mais propenso a sentir falta de disposição. 
Segundo a nutricionista Mariana Andrade, da Hapvida, alguns nutrientes contidos nos alimentos participam tanto da disposição física como da mental. “Logo, a chave para combater a indisposição é a variedade na dieta! Cada célula do nosso corpo precisa de mais de 45 nutrientes para que possa funcionar de maneira ótima. Assim, quanto mais variada a dieta, maior a chance de suprir a necessidade dos diversos nutrientes necessários”, explica. 
Mariana explica que o bom funcionamento cerebral e muscular depende de uma utilização adequada de energia dentro da célula. Para isso, os alimentos do complexo B e o magnésio são fundamentais. “As vitaminas B1, B2 e B3 estão relacionadas de maneira mais direta na transformação da glicose dos alimentos para energia que faz as células funcionarem. Sendo assim, deficiência dessas três vitaminas podem causar uma sensação de indisposição, tanto física como mental”, explica. Já o magnésio tem ações importantes nas células musculares. “Ele melhora o relaxamento muscular, por exemplo, e também participa dos impulsos nervosos do cérebro”.
Veja alguns alimentos que contêm vitaminas do complexo B e magnésio e combatem o cansaço:
Fonte: saude.ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário